segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pela ilha que ainda é minha prima...

MADEIRA...

17 anos depois de lá ter ido pela primeira vez, quando fiz o meu baptismo de voo de avião, andei nestas últimas férias, 3 diazinhos pela ilha da Madeira, situada no arquipélago português que fica já lado a lado com os nossos "vizinhos" de Marrocos...

A ilha da Madeira tem uma beleza incontornável... tantas vezes descrita, elogiada e contemplada... poucos ou nenhuns lhe ficam indiferentes...

O clima é espetacular... nunca está muito frio... nem muito calor... mas o calorzinho húmido por vezes transforma temperaturas de 20 e poucos ºC na sensação de que estão mais de 30ºC!

E são este clima especial e a origem vulcânica da ilha os responsáveis pelas paisagens lindas e variadas que podemos apreciar...

As flores de todas as espécies que crescem por toda a ilha...
As frutas e vegetais que chegam a despontar duas vezes por ano...
As florestas riquissimas...
As serras, as baías, os vales e até um enorme planalto (Paul da Serra)...
As bananeiras (que agora aprendi que é uma erva gigante e não uma árvore!), as cerejeiras, as vinhas, a cana do açúcar...
As castanheiras e nogueiras nos vales onde o sol não se sente tanto (Curral das Freiras)...

E os petiscos? Hum...!

Os filetes de peixe espada preto...
As espetadas em pau de louro...
O bolo do caco com manteiga de alho (Hum... fiquei fã!)
Ou os docinhos... o bolo de mel, as queijadas da ilha, os rebuçados de eucalipto e de funcho...
Enfim... uma perdição!

E para não ficar "às secas"... existem licores de tudo e mais alguma coisa... castanha, tangerina, eucalipto...e o meu favorito...de maracujá!
Por falar nisso... que boa a poncha de maracujá! Parece que está na moda bebê-la com gelo agora... hum, e que bem que escorrega! :)
O famoso vinho licoroso da Madeira também se bebe (apesar de não ser apreciadora)... mas apenas em tamanho mini... num copinho de shot mal cheio! ;)
Atá a cervejinha Coral (marca da ilha) não desiludiu... com uns tremoços temperados com alho e coentros refresca que é uma maravilha...
Já os sumos Brisa (outra marca madeirense) não me convenceram tanto como a cervejola... principalmente a Brisa Cola (estilo de Coca-Cola) que sabe a nada com coisa nenhuma... :)

E agora as paisagens... os sítios... as localidades...

O Funchal (capital da região autónoma da Madeira) é uma cidade moderna, cheia de lojas, restaurantes, cafés, bares, hotéis, museus, centros comerciais... Tem tudo! Nesta cidade não temos a sensação de estar no meio do Oceano Atlântico, isolados do resto do mundo... sentimos que podemos fazer tudo o que se faz numa cidade continental...

Na Avenida do Mar e Marina do Funchal, encontramos artistas de rua, várias ofertas de passeios pela ilha e por Porto Santo, esplanadas viradas ao mar...etc...

Não muito longe, temos o Mercado dos Lavradores... um local cheio de cores, cheiros e sons onde se podem comprar todos os produtos da ilha... frutas tropicais, vegetais, doces regionais, a poncha... tudo com selo de qualidade!

Na zona onde se concentram os hoteis - o Lido - existe uma enorme oferta... os hotéis são sobretudo de 4 e 5 estrelas... uns bem antigos mas bem conservados, outros recentes... mas todos com uma localização excelente e privilegiada na cidade... bem juntinho ao mar e a cerca de 2000m do centro... um percurso que se faz bem a pé... e sempre com motivos de interesse pelo caminho... como o Parque de Santa Catarina e a Quinta da Vigia...

Toda a ilha pode ser visitada de uma forma rápida em 2 ou 3 dias... existem excursões diárias que partem do Funchal para diferentes locais, realizando diferentes percursos...

Os locais mais emblemáticos são a Câmara de Lobos, Calheta, Cabo Girão, Paul da Serra, Porto Moniz, Seixal, São Vicente, Santana, Serra d'Água, o Pico do Areeiro, Ponta de São Lourenço, Camacha, Machico... etc... Todos eles diferentes e todos imperdiveis...

Aconselho, contudo, uma estadia mais prolongada... Uma semaninha na Madeira dá para conhecer a ilha e ainda disfrutar de uns belos momentos de "papo pró ar"... :)

Para uma próxima ficará a visita ao restante que ficou por ver e à ilha Porto Santo, da qual ouvi maravilhas!

É cliché mas é a mais pura verdade... Por vezes vamos tão longe quando as mais belas coisas estão aqui bem perto de nós... o "Vá para fora cá dentro" nunca fez tão sentido como agora... em tempos de crise, viajar por Portugal faz bem aos Portugueses! :)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um mês de black out...

Um mês passou desde que aqui escrevi pela última vez...
Neste último mês nada de especial aconteceu... nada de novo... infelizmente!

Continuo nestas andanças e corridinhos algarvios... quando tudo o que mais quero continua a ser regressar de vez ao meu Alentejo...

De vez... não de vez em quando, mas sim de uma vez por todas!

É muito frustrante querer muito uma coisa e não saber se se irá concretizar... principalmente porque não depende de mim!

Apelo a quem manda e tem o poder que me leve daqui embora! Apelo ao Santo protector dos Técnicos de A.C.S.P. que meta uma cunha com os patrões alentejanos! Apelo a mim para ter calma e esperança que tudo se há-de resolver...

De nada me serve reclamar, massacrar-me e chatear-me... eu sei... O que tiver de ser será!
Só que a vontade de abalar cada vez é mais forte...

Bem, entretanto... neste último mês passei a ostentar (dia 7 de Abril) a bela idade de 26 anos!
Porra... isto tá a andar rápido! Se não me meto a pau, em menos de nada tenho 30! É que se fossemos a arredondar as dezenas certas... já tou mais perto disso que dos 20!

Até o meu sobrinho mais velho me telefonou e disse "Parabéns tia! Tas a ficar velhota!" , e eu " Eu? Não! O teu pai anda a enganar-te!", e ele "Mas fazes 26, não é? Então 'tás quase velhota!"... e pronto... assunto arrumado! :)

(Por falar em sobrinho... estão os dois um espanto! Um orgulho de se ver...)

Outro acontecimento recente foi a minha mais recente aquisição... uma Nintendo Wii! Espetáculo! Fico cansada sem sair da sala... e andei dois dias com dores nos braços de tanto jogar ténis! :) Grandes invenções!

Bem, por aqui me fico... Prometendo a mim mesma ser mais frequente nos meus posts...
Não é que o que eu aqui escrevo faça diferença a alguém... mas a mim até faz! :)

segunda-feira, 22 de março de 2010

21 de Março de 2010

Hoje (21-03) o João fez 2 aninhos...
O dia foi em cheio para os meus anjinhos...

Já nós, os graúdos, tivemos de mascarar a dor para poder proporcionar-lhes umas horinhas de brincadeiras, risos, prendas e muitos mimos...
Não foi tarefa fácil, mas os seus sorrisos desarmam qualquer um!

A inocência é realmente o melhor escudo protector...

(Não há maior saudade que aquela que é sentida no coração...)

terça-feira, 2 de março de 2010

Mais um dia "daqueles"...

:(

Que vidinha esta, hem?

Estou mais que aborrecida... estou deprimida!

Farta, saturada, desolada, triste...

Estou tudo isso e mais alguma coisa!

Mas acima de tudo... estou a 150Km de onde quero estar!
Parece perto, não é? Mas está tão longe...

:(

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Primeiras impressões...

Não sou diferente de ninguém...

Tal como todos vós tenho a tendência irritante de, à primeira vista, fazer juizos de valor acerca dos outros...

Não me venham dizer dizer que não o fazem... todos o fazem... mesmo que de forma inconsciente...

Todos nós, em algum momento na nossa vida, já tiramos conclusões precipitadas acerca de alguém... está na nossa natureza fazê-lo!

Vivemos numa sociedade recheada de estereótipos... associamos determinadas características a determinadas pessoas, e devido a esse simples facto, associamos primeiras impressões a juizos de valor... é inevitável!

Vivemos numa sociedade recheada de diferenças... que nos distinguem, nos caracterizam e nos individualizam... e como tal, à primeira vista encontramos nos outros pequenos pormenores desta sua individualidade... é inegável!

Mas não acho que isto seja errado...

Temos é de ser capazes de ver para além das primeiras impressões... e, muitas das vezes, admitir que nos enganamos... e "dar o braço a torcer"!

Ao longo da minha vida tenho-me apercebido da importância de "dar o benefício da dúvida"...
que em muitos casos pode ser em vão... mas noutros pode trazer-nos muitas surpresas boas...

Podemos descobrir noutros qualidades que nunca haviamos pensado...
Podemos descobrir em nós capacidades que nunca haviamos experimentado...

E afinal é tão bom sorrir para alguém com a certeza de que lhe demos todas as hipóteses para que merecessem um sorriso nosso...!

"Aprendi que um Homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo se for para ajudá-lo a levantar-se" (Gabriel García Marquez)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Movies 2 - Inglourious Basterds


Não é novidade...

Este é um filme que estreou no ano passado (2009).

Não sendo grande fã de Tarantino, foi o personagem principal que me levou ao cinema para ver o filme... ou melhor... o actor que interpreta o personagem principal... sim, ele próprio, o "meu" adorado Brad Pitt!

A verdade é que tenho uma necessidade absoluta de ver qualquer filme em que entre este homem... é mais forte do que eu... esta "paranoia" já dura desde as "Lendas de Paixão" (ai, ai Tristan!).

Confesso que o trailler já me tinha deixado curiosa acerca do filme... e fiquei sem dúvida surpreendida por ter gostado tanto! Como já referi, Tarantino não é a "minha praia" (com todo o respeito pelos admiradores do senhor!), mas esta história recontada da nossa história mundial é hilariante!

O Brad Pitt faz um papel fenomenal... um verdadeiro herói de trazer por casa! :) E os restantes actores também têm desempenhos fantásticos...

Sinceramente, recomendo... não garantindo que seja do agrado de todos... Eh eh!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Às Saudades... e Aos Amigos

Hoje é mais um dia daqueles...
Um dia de neura e de fartação!

Estou sozinha... em casa... e na cidade!

Sozinha como tanto abomino...

Ninguém com quem conversar, ninguém com quem sair, ninguém...

E assim falando, dá a sensação que não tenho amigos, que não sou pessoa de me relacionar...

Nada mais falso... Apenas não pertenço aqui e nada do que aqui existe me pertence...

Quero desaparecer, fugir daqui para casa! A minha casa!

Familia, namorado, amigos... tudo está à distância suficiente para me sentir completamente vazia...

E há dias assim... piores que outros... hoje é um deles... um dia daqueles mesmo lixados!

Amigos... quem senão todos aqueles quantos nos aquecem a alma?
Amigos... quem senão também a nossa familia e quem nos ama e nós amamos?
Amigos...

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"

Machado de Assis

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De férias para sempre...?

Férias...
...algo de que já estou a ressacar há algum tempo!
Nem passou assim tanto tempo desde as últimas (em Outubro!), mas as férias têm o dom de saber sempre a pouco...

Preciso de férias... não só trabalho, mas também da vida que levo aqui...
Preciso de tirar férias dos momentos de solidão e de ócio...
Preciso de tirar férias das horas que passo a ver TV e na Internet...
Preciso de tirar férias do tempo que passo ao telefone com quem está longe...
Preciso de tirar férias desta saudade que me consome a cada dia que passa!

Nem preciso de um destino paradisíaco ou de um circuito pelas mais belas cidades da Europa...
Basta-me estar de férias em casa... casa mesmo casa... a verdadeira... em Alvalade!

Basta-me acordar e saber que vou dizer os "bons dias" a alguém,
Basta-me saber que não vou almoçar/jantar sozinha,
Basta-me sentir na pele os beijinhos da minha mãe e não apenas ouvi-los pelo telefone,
Basta-me atravessar a rua e cumprimentar cinquenta pessoas,
Basta-me ir à mercearia e saberem o meu nome,
Basta-me dar três passos e beber um cafeizinho com uma amiga...

E afinal o que me basta para me sentir de férias não era suposto ser exactamente o que aconteceria todos os dias da minha vida, se a minha vida fosse perfeita?

Para muitos, esta visão estaria mais perto do tédio do que da perfeição...

Mas "a perfeição não está nos olhos de quem a vê, mas no coração de quem a sente..."

E o meu coração sente cada vez mais que precisa mesmo destas férias!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Movies 1 - My Sister's Keeper


Para chorar "baba e ranho"... sem dúvida um filme emocionante e uma grande lição de VIDA...
Sou de lágrima fácil... muito fácil...
Mas este filme consegue emocionar até o coração mais frio e duro...
Vi-o no final de 2009, tempos dificeis e nada propícios a este tipo de emoção...
Passei das lágrimas ao soluçar num ápice... mas valeu a pena assistir a esta história!

Frases inspiradoras neste filme:

"You dont love someone because they're perfect, you love them in spite of the fact that they're not"

"Maybe who we are isn't so much about what we do, but rather what we're capable of when we least expect it."

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Anjos...

Não sei que tipo de feitiço aqueles dois pequenos seres me lançaram, que me leva a sentir saudades quando ainda estou junto a eles...
É algo de inexplicável o que os seus sorrisos me fazem, que chego por breves instantes a esquecer a injustiça tamanha que aconteceu...
Cada palavrinha, cada gesto, cada brincadeira, cada birra... são de uma ingenuidade tão genuína que nesses momentos volto a ser criança e a ser feliz como só uma criança sabe ser...

Não existem pessoas perfeitas... mas os meus anjinhos são quem conheço mais perto da perfeição...

Talvez por terem resultado de um amor tão grande...
De um pai tão nobre, tão atento, tão honesto...
De uma mãe tão carinhosa, tão amável, tão amorosa...

A nobreza do pai vai continuar a ser um exemplo para os meus anjos...
E a memória da mãe vai guiá-los sempre para os caminhos mais acertados...

Os meus anjinhos têm agora um Anjo-Mãe só para eles...
que vai olhar permanentemente por eles...
a cada segundo e em qualquer lugar...

E eu...
...eu sinto que talvez precise tanto ou mais dos meus anjinhos quanto eles precisam de mim...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Não há palavras...

Não há palavras...
Soa a cliché mas é a mais pura verdade!

Aconteceu aquilo que todos temíamos... a Marília partiu cedo demais...
Falo hoje pela primeira vez no seu nome, pois ela merece ser recordada... por todo o amor com que brindou quantos amava... pela sua doçura, simpatia, carinho... por ser uma super-mulher, super-mãe, super-filha, super-irmã e super amiga... por ser daquelas pessoas impossíveis de apagar da memória...

Não há palavras...
É incrível como deixamos que a nossa vida seja tocada assim por alguém cuja partida se revela uma dor incontornável....

Não há palavras...
A dor que fica é cortante, é inexplicável, é penosa...

Parece egoismo... afinal nós ficámos por cá... foi ela que partiu...
Mas nada pode contrariar a falta que irá fazer...
E tenho a certeza absoluta que, onde que ela esteja, vai estar a lançar o seu olhar protector e o seu sorriso contagiante, sobre aqueles cuja sua ausência causa maior sofrimento...

Há vidas curtas demais para tudo o que podiam viver...

Onde é que Ele estava quando permitiu uma injustiça destas?!

Não há mesmo palavras....

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A chata do costume...

Tentamos sempre, em vão, mudar cada pessoa que gostamos que faça parte da nossa vida...

Queremos, por força, que essas pessoas se adaptem a nós e amamo-las por acreditarmos que isso acontece...

Tratamos de tentar acabar com cada vício que as torna menos imortais...

Julgamos que cada pequena mudança se deve a nós e ao nosso amor por elas...

Não acho que o facto de tentar mudar os outros a nosso bel prazer seja positivo... nada disso...

Mas agrada-me a ideia de que nos moldamos uns aos outros para que as nossas vidas encaixem perfeitamente...

E enquanto essa ideia, mesmo que utópica, resulte da minha vontade de tornar mais imortais todos quanto amo... então que me perdoem, mas não vou desistir de fazer com que "juntos para sempre" seja muito, muito, muito tempo....!

Reconheço esta minha "fraqueza", admito-a com todas as letras! Mas o meu sentimento de protecção para com os meus amores é que me leva a ser a mesma chata de sempre...

Peço perdão pelas sugestões ("Porque não deixas de fumar?"), ultimatos ("Tens mesmo de deixar de fumar!"), ameaças ("Ou deixas de fumar, ou eu.....!") e até mesmo chantagens ("Só se deixares de fumar!"), mas é este o meu refúgio...
Juro que não é por mal...plo contrário... e por querer tanto bem!


"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."
Hermann Hesse

domingo, 17 de janeiro de 2010

:,(

"Olhos que não vêm, coração que não sente." ???

Se sem ver sinto assim...

Se visse nem quero pensar!

:(

Nada sinto além de tristeza e impotência...

Que injustiça tamanha!

Não seria perfeito...?

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro...livrar-nos logo disso! Depois passar a viver num asilo, até ser mandado de lá para fora por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então, trabalhar 40 anos até ficar novo o suficiente para poder aproveitar a reforma. Depois, aproveitar tudo, beber bastante álcool, fazer festas e preparar-se para a faculdade. Ir para a escola, ter várias namoradas, voltar a criança, não ter nenhuma responsabilidade, torna-se um bebezinho de colo, voltar pro útero da mãe, passar os últimos nove meses de vida a flutuar... E terminar tudo com um óptimo orgasmo! Não seria perfeito?"

Charles Chaplin

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alentejo...


«…num céu deslumbradamente limpo de todas as coisas inúteis.
É difícil, agora, acreditar que existe vida além desta,
que existe outra fé ou outra obediência
que não a da razão que rege a natureza.»

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Há amores assim...

Há amores eternos... que nascem e morrem connosco...
Há amores adquiridos... que ao longo da vida nos surgem...
Há amores furtivos... que aparecem e se vão num ápice...
Há amores surpresa... que nunca pensámos sentir...
e há AMOR como o nosso... que não se consegue explicar...


"Eu sei e você sabe
Já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim

Eu sei e você sabe
Que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste

Por isso meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham a você.

Assim como o Oceano, só é belo com o luar
Assim como a Canção, só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem, só acontece se chover
Assim como o poeta, só é bem grande se sofrer
Assim como viver sem ter amor, não é viver
Não há você sem mim
E eu não existo sem você!"

Vinicius de Moraes

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vidas...

Cá está quem sabe...

"Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada."


Fernando Pessoa

sábado, 9 de janeiro de 2010

Dois raios de Sol...

Este fim-de-semana tenho junto de mim as duas pessoas que me fazem voltar a ser criança e, apesar de tudo, sorrir...

:)

O Miguel e o João derretem-me o coração! :)

Quando oiço chamar "TIA!"... é uma sensação indiscritível!

Hoje fomos ver as ovelhas, as vacas, as galinhas e os porcos... o que estava prometido desde ontem! Os olhos deles brilhavam e não se cansavam de fazer perguntas! Aliás... o Miguel fazia perguntas e o João repetia-as :)

Os sorrisos deles foram o suficiente para me aquecerem o dia!

Quem dera tê-los sempre por perto...
Quem dera que a distância fosse curta ao ponto de não sentir saudades...

Mas agora, mais que tudo...
Quem dera que continuem sempre, sempre a sorrir assim...

:)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

...

"Que maior sentimento de impotência existirá, do que aquele em que não podemos das palavras criar acções e dos desejos realidades. Onde das perguntas já sabemos as respostas e onde as verdades em que não queremos acreditar já há muito estão expostas."


in http://masterofwind.blogspot.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Força para 2010!

E já cá estamos em 2010!

Infelizmente até agora nada mudou para melhor...

Quero pensar que este ano vai ser bem melhor!
Quero acreditar que em breve tudo voltará à normalidade!
Quero sentir em familia a paz que tanto nos tem escapado ultimamente!
Quero ser forte para poder dar forças!

Já ouvi dizer que quando queremos algo com muita força, essa coisa acontece...

espero bem que assim seja...

Pois nunca quis/pedi nada com tanta força e intensidade!!!

Estamos todos juntos nesta batalha... e juntos vamos vencê-la!