terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Primeiras impressões...

Não sou diferente de ninguém...

Tal como todos vós tenho a tendência irritante de, à primeira vista, fazer juizos de valor acerca dos outros...

Não me venham dizer dizer que não o fazem... todos o fazem... mesmo que de forma inconsciente...

Todos nós, em algum momento na nossa vida, já tiramos conclusões precipitadas acerca de alguém... está na nossa natureza fazê-lo!

Vivemos numa sociedade recheada de estereótipos... associamos determinadas características a determinadas pessoas, e devido a esse simples facto, associamos primeiras impressões a juizos de valor... é inevitável!

Vivemos numa sociedade recheada de diferenças... que nos distinguem, nos caracterizam e nos individualizam... e como tal, à primeira vista encontramos nos outros pequenos pormenores desta sua individualidade... é inegável!

Mas não acho que isto seja errado...

Temos é de ser capazes de ver para além das primeiras impressões... e, muitas das vezes, admitir que nos enganamos... e "dar o braço a torcer"!

Ao longo da minha vida tenho-me apercebido da importância de "dar o benefício da dúvida"...
que em muitos casos pode ser em vão... mas noutros pode trazer-nos muitas surpresas boas...

Podemos descobrir noutros qualidades que nunca haviamos pensado...
Podemos descobrir em nós capacidades que nunca haviamos experimentado...

E afinal é tão bom sorrir para alguém com a certeza de que lhe demos todas as hipóteses para que merecessem um sorriso nosso...!

"Aprendi que um Homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo se for para ajudá-lo a levantar-se" (Gabriel García Marquez)

Sem comentários:

Enviar um comentário